Vários aspectos das suas vidas se associavam à cor azul. Para começar, o fumo denso que, como serpentes, subia dos seus cigarros para o tecto da divisão da casa. Depois, vários indícios foram lentamente emergindo, como bolhas de ar num denso molho em preparação. Primo, a melodia que A. escutava na telefonia. Secundo, o mostrador do relógio de pulso que T. acabava de estrear. Tertio, a face estupefacta de D. Na manhã seguinte as autoridades punham em curso uma nova investigação.

Uma lista que não configura uma ordenação, ou réplica em ré maior

Dó - Interiors
Ré - September
Mi - Another Woman
Fá - Crimes and Misdemeanors
Si - Hannah and Her Sisters
Lá - Match Point
Sol - Manhattan
Fá - Broadway Danny Rose
Mi - Deconstructing Harry
Ré - Zelig
Dó - Whatever works


Adenda 1: Ora, ora, caro A., como se eu não te considerasse ainda mais, malogrado o teu desacertado gosto cinematográfico! Chego a achar logicamente necessário que, quem aprecia Short Bus e Tarnation, rejeite o minimalismo depurado e rigoroso de Gus van Sant e uma boa parábola. Creio, no entanto, que ganharíamos em nos servir de compridos floretes para com eles esgrimir revolteados golpes argumentativos.

Adenda 2: Dito isto, desenvolvi nos últimos anos uma teoria estética de tal forma sofisticada que, sendo o meu gosto superior, todos os outros encontram nela o seu lugar natural. Nestas circunstâncias é, portanto, um prazer encontrar oposição persistente. Convenhamos que já lá vão uns anos e que esta não se confina apenas à cinefilia...

D.