Visitei Tintagel no dia 11 de Agosto de 1999, ao anoitecer. Entrei no castelo após o horário de visita.
- Como? Perguntarás!
Pois bem, F. e F. saltaram o muro, em uma arriscadíssima manobra de tipo parcour, que envolveu em primeiro lugar passar o corpo para o lado de lá da cerca de madeira que separa do precipício os extenuados visitantes. Em segundo lugar, usar a própria cerca como escada e, no aflitivo momento de desequilíbrio ao final dos degraus improvionados, impulsionar o corpo em diante, fazendo uma ponte com os braços em direção ao topo do muro.
Imaginas o meu alívio quando, ao tentar manter o sangue frio para iniciar 'solo' a primeira etapa da manobra, a porta se abriu, mágica! Our cornish friends se precavêem contra curiosos noturnos pouco ginasticados mas não contaram com a argúcia e preparo físico de dois valentes Pakis. Admiração! O yoga ganhou das fechaduras.
Acredito que sobrevivam ainda rumores das estranhas luzes que assolaram o plateau do castelo arturiano nessa amena noite de Agosto, logo após o último grande eclipse total do segundo milénio da nossa era. Do inquire the pub owner!
Como descrever-te o que senti ao vaguear por entre a memória de séculos... Seria aqui o quarto de Igraine? A que ruína perguntar o segredo da traição de Uther? E este pequeno altar, a que tragédias e farsas assistiu! Pedras! - qual entre vós viu ao nascimento de Mordred? E o Santo Graal, estará por aqui ou na Quinta da Regaleira?
...
Em Pennsans, abordarás uma velhinha na rua e lhe dirás, jovial
'A wre'ta kewsel Kernewek?'
E se ela te responder 'Nebes', cumprimenta 'Durdatha whye!' e inquire 'Fatla genes?'. Quando o mesmo te for perguntado, não hesites:
'A wre'ta kewsel Kernewek?'
E se ela te responder 'Nebes', cumprimenta 'Durdatha whye!' e inquire 'Fatla genes?'. Quando o mesmo te for perguntado, não hesites:
'Pur Dha!'
Por essa altura, a senhora estará curiosa e perguntará
'A bleth os ta devedhys?'
E tu, sempre educado, responderás
Por essa altura, a senhora estará curiosa e perguntará
'A bleth os ta devedhys?'
E tu, sempre educado, responderás
'Devedhys ov a Portugalia', e poderás então dar vazão a todo o teu charme com um radiante
'Da yu genef dha weles, lowena tha whye!'
Na etapa final do teu regresso visitarás Glastonbury onde, peregrino, ajoelharás junto do túmulo do Rei Arthur. No teu interior, enquanto passeias pela nave arruinada da catedral, invocarás perdidas memórias europeias, cristãs e românticas.
Em um dia de Sol farás um almoço simples, talvez de bom peixe grelhado, em Port Isaac. A referência judaica sendo uma mera coincidência. Por favor imagina a pequena igreja assim descrita, na pág 340
Se a experiência for boa, trazes-me um CD dos The Fisherman's Friends. E se encontrares algum deles, convida-o para uma cerveja on me e dá-lhe os meus sentimentos pelo Paul e Trevor, que morreram este Fevereiro. E não te esqueças de lhe dizer 'Pinta hweg yw hemma!'
A.