Vários aspectos das suas vidas se associavam à cor azul. Para começar, o fumo denso que, como serpentes, subia dos seus cigarros para o tecto da divisão da casa. Depois, vários indícios foram lentamente emergindo, como bolhas de ar num denso molho em preparação. Primo, a melodia que A. escutava na telefonia. Secundo, o mostrador do relógio de pulso que T. acabava de estrear. Tertio, a face estupefacta de D. Na manhã seguinte as autoridades punham em curso uma nova investigação.

Vassalo de Londres

Lucian Freud merece toda a minha admiração. Não percam Lucian Freud: Painted Life, documentário produzido pela BBC 2.

Recordo-me de ter visto apenas dois quadros dele ao vivo: o primeiro, no Museu Thyssen-Bornemisza (Large Interior. Paddington), quando estive em Madrid em 2004, e outro, o famoso retrato da sua primeira mulher (Girl with a Dog), que está, ou esteve, na Tate Britain. E porque me apetece, decidi colocá-los aqui, juntamente com dois outros que espero poder ver um dia.

Nestos domínio, o das artes plásticas, quero prestar vassalagem à cidade de Londres. Durante este ano académico ofereceu-nos Richter na Tate Modern, Kiefer na White Cube Gallery, Hockney na Royal Academy of Arts (até 9 de abril 2012) e Freud na National Portrait Gallery (até 27 maio de 2012). Que viva para sempre!


 Large Interior. Paddington.



Girl with a  Dog.


Large Interior, W11.


Two Plants.

D.