Vários aspectos das suas vidas se associavam à cor azul. Para começar, o fumo denso que, como serpentes, subia dos seus cigarros para o tecto da divisão da casa. Depois, vários indícios foram lentamente emergindo, como bolhas de ar num denso molho em preparação. Primo, a melodia que A. escutava na telefonia. Secundo, o mostrador do relógio de pulso que T. acabava de estrear. Tertio, a face estupefacta de D. Na manhã seguinte as autoridades punham em curso uma nova investigação.

Conduta moral e meio-ambiente



Acredito, há já bastante tempo, que estes rapazes verteram, lá da terra dos sonhos, em elegantes melodias para guitarra, voz, baixo e bateria, os acordes essenciais de um episódio, banal e essencial a um tempo, que me aconteceu numa tarde quente de verão num subúrbio de Boston. Não me parece relevante para o caso  nunca ter estado em Boston (pelo menos nunca durante a minha waking life). No fundo, a adolescência foi um sonho inteligível e cheio de significado.

Só agora, à conta do mote deste blogue, reparei na peculiaridade do azul da capa do penúltimo álbum de originais dos Karate (Some Boots). Fiquei a conhecê-los através de um amigo siciliano (Marco), nos primeiros meses de 2002, pouco tempo antes do álbum ter sido lançado. Estava em Lovaina à altura e lembro-me que, na célebre discoteca de Parijisstraat, não o comprei por puro calculismo e forretice. O Giuseppe ia comprá-lo, era desnecessário, calculei então. Agora que recordo esse gesto, arrependo-me. Talvez se aquele emissário do diabo (de nacionalidade romena,  segundo o raciocínio da GNR de Vila Nogueira de Azeitão) não me tivesse roubado do carro o mini-disc, e com ele todos os meus discos, que, sem calculismo nenhum, deixara estacionado na berma de uma estrada deserta na Arrábida, de modo a explorar a pé a Mata do Risco, o meu juízo fosse agora diferente.

Na sequência deste episódio, fiz o que tenho feito sempre que coisas deste jaez me sucedem: reforcei o meu calculismo. Disto talvez me venha a arrepender um dia. Talvez.   

Ouçam a penúltima faixa (Corduroy).

D.