- ...e a T. está a ter aulas de dança duas vezes por semana lá perto de onde eu trabalho. A professora dela é quem prepara as bailarinas da Companhia de Dança de São Paulo...
- Sempre tiveste uma queda para as bailarinas!
- É, é verdade, mas a T. é a melhor bailairina da minha vida. Dançou muito, fez apresentações..
- Não sabia!
- Sim, até aos 16 ou 17 anos... Mas eu estava a dizer, a professora é quem prepara as bailarinas dessa companhia e nós fomos ver espetáculo no Domingo. Foi muito bom, gostei muito. Começou com um Tchaikovsky com uma coreografia bastante clássica, depois uma inspirada numa outra dos anos 20, muito moderna, muito boa essa, adorei. E terminou com uma humorística, que brincava com o clássico e com o contemporâneo. Muito boa estrutura, fantástica apresentação. Tudo com muita qualidade. Depois no fim do espetáculo, à conversa com a Professora, ela contou-me que uma das Diretoras Artísticas, que parece ser a mais dinâmica, era do Ballet Gulbenkian. Achei interessante. Nunca entendi porque fecharam a companhia.
...
- Alô!? - Entretanto a cidade desliza luminosa nos vidros do táxi. Está um dia lindo no Rio de Janeiro. - Alô!?
- ...agora tenho de te contar uma coisa, sempre gostei muito de ballet. Lembro-me desde pequena de ficar fixada cada vez que via qualquer coisa de dança. Alguma coisa me prende, acho lindo e muito comovente. E continua até hoje. Eu quando era pequena até fiz provas para entrar na escola da Gulbenkian, tinha uns 5 ou 6 anos. E fui aceite. Depois não houve foi dinheiro para comprar nem as roupinhas nem nada. (Risos)(Mais risos)
E eu rio-me e a cidade desliza ainda. Por que não te contei quem eram os coreógragos, por que não te falei de Nijinsky e da incrível Chouinart? Enviar-te o site da companhia, convidar-te para as apresentações de Novembro. Oferecer-te o teu primeiro par de sapatilhas e um frufru.
A.